quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Indexação de cor


A indexação de cor consiste em representar as cores dos pixéis por meio de índices de uma tabela (Lookup Table) e que, em alguns formatos de imagem, é armazenada juntamente com a mesma num único ficheiro. As cores desta tabela são conhecidas como cores indexadas, porque estão referenciadas pelos números de índice que são usados pelo computador para identificar cada cor.

Enquanto uma imagem RGB é definida separadamente por valores de vermelho, verde e azul para cada pixel numa imagem, uma imagem de cor indexada cria uma tabela que define um número de cores predefinidas e cada pixel é definido por um índice de cor dessa tabela.
A figura mostra a caixa de diálogo Material Properties do Paint Shop Pro com uma tabela (paleta) de 16 cores (4 bits de profundidade de cor). O vermelho é a cor seleccionada e o seu índice é o 9. O quadro compara a posição das cores preta e branca com os seus respectivos índices numa paleta correspondente à da figura.

As cores indexadas reduzem o tamanho dos ficheiros de imagens. No entanto, se a imagem for uma fotografia, esta pode originar um ficheiro de cores indexadas de tamanho grande.

As cores indexadas estão limitadas a 256 cores, podendo ser qualquer conjunto de 256 cores de 16,7 milhões de 24 bits de cor. Se tivermos um gráfico a preto e branco e se este for guardado com um formato de cor indexada, a tabela contém apenas as cores preta e branca necessárias para a imagem e não precisa de conter 256 cores ou menos.
Assim, o ficheiro torna-se mais pequeno, não necessitando de guardar informação a, mais.
Paleta de cores
Uma paleta de cores é a designação utilizada para qualquer subconjunto de cores do total suportado pelo sistema gráfico do computador. Uma paleta de cores pode também ser chamada de mapa de cor, mapa de índice, tabela de cor, tabela indexada ou tabela de procura de cores (Lookup Table - LUT). Cada cor dentro da paleta é identificada por um número (índice).

Como foi visto no ponto anterior, a utilização de paletas permite diminuir o tamanho dos ficheiros de imagens, porque apenas são armazenadas em memória as cores utilizadas.

Complementaridade de cores
Uma cor complementar de uma determinada cor primária é a cor que se encontra uando é efectuada uma rotação de 180 graus num anel de cor (fig. 3.8.). No modelo
RGB, estas cores complementares são também chamadas cores secundárias ou cores primárias de impressão.
Em termos técnicos as cores secundárias ou complementares de um modelo são cores que resultam da mistura de quantidades iguais de duas cores primárias adjacentes. O quadro 6 identifica as cores primárias do modelo RGB e as suas respectivas cores complementares.

37 comentários:

  1. eu tambem gosto disso e de muiiito mais :$

    ResponderEliminar
  2. FUCKKKKKKKKKKKKKK YOUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    ResponderEliminar
  3. O João Vicente é lindo :$

    ResponderEliminar
  4. O Francisco Pereira é lindo :$

    ResponderEliminar
  5. O pascácio é o best gay.

    ResponderEliminar
  6. WTF, havia o Ant-man de subir pelo vosso anûs e expandir-se dentro de vocês procedendo a matar-vos

    ResponderEliminar
  7. insta: @miguelgoliveira29 para as novinhas >:)

    ResponderEliminar
  8. Para os novinhoss ->> instagram: jbruno__2

    ResponderEliminar
  9. insta:@brunorcavaleiro para as novinhas gataaas

    ResponderEliminar
  10. insta:@brunorcavaleiro so abaixo de 13 e acima de 80

    ResponderEliminar
  11. Só para lolis uwu: @joaonunogouveia <--- instragram

    ResponderEliminar